Rogério Maduca
A cerimónia da despedida oficial do Núncio Apostólico em Moçambique, Dom Piergiorgio Bertoldi, teve lugar na noite desta quinta-feira, 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Sé Catedral de Maputo.
A celebração eucarística da despedida do Núncio, foi por si presidida e concelebraram o Arcebispo de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçcambique, Dom Inácio Saure, o Bispo Auxiliar de Maputo, Dom Tonito Muananoua, o Cardeal Dom Júlio Duarte Langa, Bispo Emérito de Xai-Xai, Dom Francisco Chimoio, Arcebispo Emérito de Maputo, entre outros Bispos e Sacerdotes.
No final da celebração, Dom Piergiorgio, recordou alguns momentos que marcaram a sua missão Diplomática e Apostólica em Moçambique, onde destacou a vida da Igreja a quando da eclosão da pandemia da Covid-19, as várias nomeações dos Bispos no país. De acordo com o Núncio, todas as acções só foram possíveis devido a cooperação e oração da Igreja, a quem agradeceu.
Em nome da Igreja Católica em Moçambique, falou o Arcebispo de Nampula e Presidente da Conferencia Episcopal, Dom Inácio Saúre. O prelado agradeceu ao Santo Padre, Papa Francisco e ao Núncio Apostólico, pelo tempo de serviço nesta região do Continente africano, deixando promessas de muitas orações pelo ministério de Dom Piergiorgio.
Durante a missa presidida na noite desta quinta-feira em Maputo, participaram para além religiosos e religiosas e fiéis, membros do governo local. Falando na ocasião, o Vice-ministro dos negócios estrangeiros em Moçambique, Manuel Gonçalves, também agradeceu e falou sobre os avanços na relação entre o Estado Moçambicano e o Vaticano, no período em que Dom Piergiorgio, esteve na Nunciatura.
Dom Piergiorgio Bertoldi, conclui sua missão em Moçambique, missão esta iniciada em 2019. Antes de deixar o país, rumo a sua próxima missão na República Dominicana e a delegacia Apostólica de Porto Rico, o Núncio presidirá no próximo dia 9 de Julho, a missa da imposição do Pálio ao Arcebispo de Maputo, Dom João Carlos.
Este meio informativo é grande ganho para a Igreja e para a sociedade. Está de parabéns a Rádio Pax.
Este meio informativo é grande ganho para a Igreja e para a sociedade. Pessoalmente não tinha conhecimento da despedida do Núncio. Está de parabéns a Rádio Pax.
Disponha, carissimo, continue visitando e seguindo nossas noticias