Início » NOTÍCIAS » EMPREENDEDORES NA BEIRA DESTACAM A REINVENÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA DIANTE DA CRISE.

EMPREENDEDORES NA BEIRA DESTACAM A REINVENÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA DIANTE DA CRISE.

Mesmo antes de reerguer-se do Ciclone Idai que devastou a Cidade da Beira, deixando vários empreendimentos destruídos e várias famílias vulneráveis, o mundo foi assolado por uma pandemia jamais vista no atual século, a COVID-19. E porque a capital provincial de Sofala não está a margem do mundo ou fora dele, também teve os fortes impactos das restrições que pretendiam por fim a doença.

Consequência destas restrições, foi a limitação no desenvolvimento de várias atividades económicas, colocando em causa a sobrevivência dos pequenos empresários.

É o caso de Rainha Afonso, uma empreendedora do ramo da confeitaria, que viu o seu negócio bastante afetado, pois houve uma redução significativa na realização de comemorações onde pudessem solicitar grandes quantidades do produto que ela produz, o que quer dizer que houve queda nas vendas.

Em entrevista a nossa estação emissora, Rainha revelou que foi graças as redes sociais que conseguiu minimizar as consequências das limitações impostas pela pandemia, pois através das plataformas digitais manter-se conectada aos potenciais clientes.

O uso das redes sociais o negócio da Rainha foi crescendo, mesmo diante das limitações da pandemia, surgindo assim a necessidade de aumentar a sua equipa de trabalho. Daí teve que formar outras pessoas para auxiliarem a responder a demanda, segundo revelou a nossa entrevistada.

Eugénia Mateus outra empreendedora que se viu obrigada a “navegar” noutras áreas, é que a crise da Covid, transformou-lhe em vendedora de produtos de prevenção a pandemia, com destaque para álcool gel, máscaras. Mas antes Eugénia era vendedora de suplementos nutricionais.

De acordo com a fonte, a sua adesão à venda de produtos de proteção contra pandemia fez com que vários jovens abraçassem o mesmo tipo de negócio, abrindo assim espaço para o surgimento de mais empreendedores e ajudando a sociedade a se proteger da Covid-19.

Amir Gulamo, A adopção de novas estratégias para expansão do seu negócio, o de venda de equipamentos, fez com que Amir Gulamo, driblasse as restrições impostas durante a pandemia da covid, garantindo assim a sobrevivência do seu empreendimento.

Atualmente o empreendedor Amir, empregou dois jovens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *