Anabela Cadeado Rádio Pax-Beira.
A cerimónia da retoma de atividades teve lugar esta quarta-feira, 28 de Fevereiro e foi dirigida pela Secretária de Estado em Sofala, Cecília Chamutota. No seu discurso a governante apelou os deficientes a não se limitarem pela condição física, devendo neste caso optar pelos estudos com vista a realização dos seus sonhos.
Edna Nguilazi, directora do Instituto de Deficientes Visuais, disse na ocasião que atualmente o instituto é uma entidade autónoma e conta com todos processos administrativos sendo realizados localmente, adoptando deste modo estratégias como a assistência, inclusão e integração de crianças, jovens e adultos com deficiência visual no desenvolvimento do país, como também a promoção dos direitos de pessoas com deficiência, através da implantação de projetos educativos e formativos com vista na coordenação de processo de selecção, inscrição e referência envolvendo diversos actores sociais de intervenção no desenvolvimento da pessoa com deficiência. Acrescentando ainda que com os retornos as aulas espera capacitar professores das escolas inclusivas a trabalhar com os alunos com deficiências visuais.
Ana Amâncio, beneficiária do IDV frequentando actualmente a 10ª classe, agradece a pela reabertura do instituto, pois este estabelecimento é uma mais valia nos seus estudos
A cerimónia da abertura das actividades lectivas no Instituto de Deficientes Visuais, decorreu sob o lema: “Juntos pela igualdade de gênero e bem-estar por uma educação inclusiva, patriótica e de qualidade”.