O presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Zambézia (APBZ), João “Zema” Passadas, diz que a agremiação está nos últimos acertos para os Campeonatos Nacionais de juniores femininos, certame agendado para os dias 16 a 21 de Janeiro, em Quelimane.
Corre-se contra o tempo, corre-se contra o relógio. Duas semanas (a contar de hoje, 2 de Janeiro) separam-nos dos Campeonatos Nacionais de basquetebol na categoria de juniores masculinos e femininos. Quelimane volta a esmerar-se para sediar, sem sobressaltos, os “nacionais” deste escalão que retomam após uma “seca” de quase três anos forçada pelas medidas de prevenção da COVID-19 e, depois, falta de astúcia de quem dirige a modalidade para movimentar os escalões de formação no país. Com o aproximar da prova, a Associação Provincial de Basquetebol da Zambézia (APBZ) desdobra-se em acções para garantir toda a logística de acomodação, alimentação e transporte para os árbitros e comissário da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).
Mais: garantir que o pavilhão Favezal, recinto que em Outubro do ano passado testemunhou o regresso da Zambézia à Liga Moçambicana de Basquetebol, esteja no “ponto” para acolher jogos.
“Posso assegurar que está tudo acautelado. Temos encargos relacionados com o Comissário da Federação Moçambicana de Basquetebol e os árbitros acompanhantes. Está tudo acautelado. Contamos com o apoio do Governo Provincial da Zambézia”.
Um dos desafios passa por assegurar que os participantes na competição tenham acesso a campos para, ao longo da prova, poderem treinar.
O presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Zambézia (APBZ), João “Zema” Passadas, diz que este aspecto foi tido em conta pelo que não há motivos para alaridos. “Identificámos dois recintos para albergar os treinos. Estamos a falar de campos nas escolas secundárias Filipe Nyusi e Patrice Lumumba”, notou.
São esperadas na prova representantes da cidade de Maputo, Tete, Manica, Nampula, Tete, Niassa, Cabo Delgado que irão competir nos escalões de juniores masculinos e femininos. A província anfitriã será igualmente representada igualmente neste “nacional”. Se tudo correr dentro do programa traçado pela organização, o emparelhamento dos jogos será conhecido no próximo dia 15 de Janeiro, portanto, um dia antes do arranque do certame.
Lembre-se que a última vez em que Quelimane acolheu uma prova de grande dimensão de basquetebol feminino foi em 2006, ano em que o Ferroviário de Maputo conquistou o seu primeiro título em seniores.
Na categoria de juniores femininos e masculinos, Ferroviário de Maputo e Maxaquene são os campeões em título.