Início » NOTÍCIAS » JOSÉ CASTIANO LANÇA “O INTER-MUNTHU” UM APELO A RECONCILIAÇÃO NAS VÁRIAS DIMENSÕES

JOSÉ CASTIANO LANÇA “O INTER-MUNTHU” UM APELO A RECONCILIAÇÃO NAS VÁRIAS DIMENSÕES

A cerimónia do lançamento do livro intitulado “O Inter-Munthu”, decorreu na noite de terça-feira, 4 de julho na Cidade da Beira (Centro de Moçambique), por sinal terra natal do autor, José Paulino Castiano, Filósofo e Académico moçambicano.

Com o lançamento de “O Inter-Munthu”, José Castiano, pretende transmitir aos diversos intervenientes sociais a mensagem do fim dos conflitos armados, sendo necessário à adoção da política de reconciliação, que consistirá no processo de desarmar as mentes, um ambiente em que não se olha para o “outro” como um inimigo.

O autor apresenta ainda na obra, soluções que ajudam a sair dos conflitos armados, facto que segundo Castiano, representa um marco importante em que a Filosofia entra no debate da reconciliação, um lugar que até então era ocupado pela política.

O Bispo Auxiliar da Beira, Dom António Constantino, foi um dos participantes do evento, falando a imprensa a respeito da obra, explicou que a reconciliação só é possível se deixarmos de tocar nas feridas do passado, e conclui congratulando o autor.

O Académico, Samuel Simango, foi quem apresentou “O Inter-Munthu”, na ocasião destacou a importância da obra, ressaltando que esta conduz a sociedade a um debate sobre a reconciliacao de África.

Na obra “O Inter-Munthu”, com mais de quinhentas (500) páginas e cerca de oito (08) capítulos, o conceituado filósofo moçambicano propõe vários níveis de reconciliação, nomeadamente a reconciliação espiritual, a reconciliação entre a cidadania e as culturas, a reconciliação entre a filosofia ocidental e a filosofia local, por fim a reconciliação entre a cultura e a tecnologia, a chamada Tecno-Cultura.

Refira-se que José Castiano é professor titular da Cátedra de Filosofia Africana, Vice-Reitor Académico na Universidade Pedagógica de Maputo, possui várias obras publicadas ligadas a área da Filosofia e Educação. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *