Joaquim Tauzene Rádio Pax-Beira
Os dados foram partilhados pela ponto focal da Violência Baseada em Género, da Direcção Provincial de Saúde na província de Sofala Sara Catopola, em entrevista exclusiva à Rádio Pax, Emissora Católica da Beira, nesta quinta-feira, 11 de Abril.
De acordo com Sara Catopola, no primeiro trimestre de 2023, sector da saúde em Sofala registou um total de 1.745 casos, um número que saltou para 2.463 em 2024 representando um aumento de 41,15%. Este” aumento constitui uma preocupação para as autoridades de saúde, principalmente o Gabinete de Combate a Violência Baseada no Gênero.
Com vista a desencorajar os actos relacionados com a VBG, a fonte referiu que há um trabalho conjunto entre a acção social e a polícia, que consiste na identificação das possíveis causas, incluindo palestras com colaboração com diversos sectores, envolvendo líderes comunitários.
De referir que os casos relatados abrangem diferentes formas de violência, incluindo física, psicológica e sexual. Entre os dados alarmantes, foram registrados 338 casos de violência física, 732 casos de violência psicológica e 65 casos de violência sexual.