Início » NOTÍCIAS » Sucessão na Renamo: Filho de Dhlakama apoia a candidatura de Venâncio Mondlane

Sucessão na Renamo: Filho de Dhlakama apoia a candidatura de Venâncio Mondlane

Venâncio Mondlane, que pretende ser presidente da Renamo, recebeu o apoio de Billal Sulay, filho de Afonso Dhlakama, que diz estar a sensibilizar os membros do Conselho Nacional do partido sobre a necessidade de se colocar a juventude na liderança da Renamo.

Tal apoio, que é considerado de peso, segue a narrativa de que só um candidato jovem pode ombrear com o concorrente da Frelimo nas eleições presidenciais de 9 de Outubro próximo.

Mas José Manteigas, porta-voz do partido, diz que Venâncio Mondlane não é candidato a nada sem aprovação dos órgãos do partido Renamo.

O Conselho Nacional da Renamo, maioritariamente constituído por membros já idosos, é que elege ou decide sobre quem deve ser o candidato presidencial, o que pode não jogar muito a favor de Venâncio Mondlane.

Sulay diz que pretende resgatar o partido e só pode fazê-lo com jovens como Venâncio Mondlane, ‘’ que tem todo o meu apoio, porque o partido precisa de sangue novo, respeito muito os mais velhos, mas fico triste quando ouço algumas declarações feitas por eles, porque contrariam os ensinamentos do general Afonso Dhlakama, meu pai.’’

O filho do líder histórico da Renamo, Afonso Dhlakama, escreveu na semana passada, uma carta aberta a Ossufo Momade, transmitindo preocupação em relação à decisão de se auto-candidatar às eleições presidenciais sem passar pelo Congresso.

Fonte: Voaportugues.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *