Início » NOTÍCIAS » UNIVERSIDADES DEBATEM SOBRE A PERTINÊNCIA DA FRATERNIDADE, INSPIRADAS NA ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI, DO PAPA FRANCISCO

UNIVERSIDADES DEBATEM SOBRE A PERTINÊNCIA DA FRATERNIDADE, INSPIRADAS NA ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI, DO PAPA FRANCISCO

Inserido nas celebrações da Páscoa Interuniversitária, o evento teve lugar no passado sábado, 22 de abril, no Salão da Escola Nossa Senhora de Fátima, cidade da Beira (centro de Moçambique). O mesmo foi antecedido por uma celebração eucarística, presidida pelo Padre José Coutinho, Chanceler da Arquidiocese da Beira, que durante a homilia, referiu que a páscoa interuniversitária, é uma oportunidade de suplica pelas instituições do ensino superior de modo que estas sejam iluminadas, inspiradas pela sabedoria de Deus, sendo lugar de harmonia e humanização.

Falando em representação do Reitor da Universidade Católica de Moçambique, o Professor Armindo Tambo, Vice-Reitor para Administração e Finanças, defendeu que o conceito de fraternidade não pode ser entendido de forma redutora, aplicando-se apenas ao cristianismo.

A celebração da páscoa interuniversitária, foi também marcada por uma palestra com o tema: “A pertinência da fraternidade em tempo de crise humanista: ressonância da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco”, ministrada pelo Professor Pedrito Cambrão, da Universidade Zambeze. De acordo com o orador, a sociedade tende a ser mais egoísta e individualista, o que aumenta a crise humanista, por isso propõe uma transfiguração social.

O representante da Comunidade Sant’ Egidio em Sofala, Nelson Moda, foi um dos participantes do evento, este por sua vez, criticou o posicionamento dos jovens na sociedade, estes que se tornam expectadores e consumistas, devendo neste caso serem protagonistas do próprio futuro.

A realização da V edição da Páscoa Interuniversitária, foi uma iniciativa da Universidade Católica de Moçambique, em colaboração com as demais instituições do ensino superior que actuam na Beira, nomeadamente a Universidade Chipande, Universidade Licungo, Universidade Zambeze, Universidade Jean Piaget e Universidade aberta Isced. O mesmo evento contou com a participação de representantes destas instituições, incluindo estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *