Início » NOTÍCIAS » DOM TONITO XAVIER, ORDENADO BISPO, TORNANDO-SE O MAIS NOVO MEMBRO DA CEM

DOM TONITO XAVIER, ORDENADO BISPO, TORNANDO-SE O MAIS NOVO MEMBRO DA CEM

O antigo Vigário Geral da Diocese de Gurué, Dom Tonito, recentemente nomeado Bispo Auxiliar de Maputo, pelo Papa Francisco, foi neste domingo, 23 de abril, Ordenado Bispo, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Sé Catedral de Maputo.

A solene celebração da Ordenação Episcopal, foi presidida pelo Núncio Apostólico em Moçambique, Dom Piergiorgio Bertoldi, onde também concelebraram os Arcebispos Metropolitanos de Maputo, Nampula e Beira, nomeadamente, Dom Francisco Chimoio, Dom Inácio Saure e Dom Cláudio Dalla Zuanna, respetivamente, incluindo o Arcebispo Coadjutor de Maputo, Dom João Carlos, o Bispo de Gurué, Dom Inácio Lucas e outros membros da Conferência Episcopal de Moçambique – CEM.

Durante a homilia, o Núncio Apostólico, recordou ao Ordenado que a primeira tarefa de um Bispo é aproximar-se da Igreja, caminhar com ela, viver uma experiencia de partilha, incluindo um laço de comunhão com seu bispo diocesano.

O Arcebispo de Nampula e Presidente da CEM, Dom Inácio Saure, felicitou ao mais novo membro da Conferencia Episcopal de Moçambique, expressando assim a comunhão Episcopal e comum solicitude pastoral.

Em nome da Arquidiocese de Maputo, Dom João Carlos, Arcebispo Coadjutor e Vice-presidente da CEM, agradeceu à Dom Tonito, pelo sim dado a Igreja, para servir Igreja de Maputo, manifestando a disponibilidade para colaboração no serviço ministerial.

Dom Tonito Francisco Xavier Muananoua, é oriundo da Diocese de Gurué (centro de Moçambique), falando na ocasião, o Bispo desta região, Dom Inácio Lucas, agradeceu e destacou algumas qualidades do recém – ordenado.

Por sua vez, o mais novo membro da CEM, iniciou a sua intervenção agradecendo a Deus pelo dom da vida e ao Sumo Pontífice, pela confiança a si depositada, gratidão que foi extensiva ao presidente da celebração, Dom Piergiorgio, assegurando a sua colaboração no serviço pastoral em Maputo.

Participaram da celebração da Ordenação Episcopal, fiéis de diferentes paróquias de Maputo e da diocese de Gurué, incluindo autoridades civis. 

Importa ressaltar que, para além do cargo de Vigário Paroquial da Catedral de Gurué, Dom Tonito, já foi formador no Seminário preparatório Interdiocesano de Quelimane, Director do Secretariado diocesano de Pastoral, Reitor do Seminário Filosófico Santo Agostinho da Matola, entre outras funções. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *