Início » NOTÍCIAS » Dom Tonito Xavier Muananoua é o novo Bispo Auxiliar de Maputo

Dom Tonito Xavier Muananoua é o novo Bispo Auxiliar de Maputo

O Santo Padre nomeou neste dia 1 de março de 2023 como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo, em Moçambique, o Padre Tonito Francisco Xavier Muananoua, do clero de Guruè, atualmente Vigário Geral e Pároco da Catedral de Santo António de Lisboa, no Guruè. Atribui-lhe a sede titular de Esco.

Vatican News

Dom Tonito Francisco Xavier Muananoua nasceu a 6 de junho de 1972 em Invinha, Diocese de Gurué. Frequentou o Seminário Preparatório de Quelimane e depois continuou os estudos no Seminário Filosófico da Matola e no Seminário Teológico de Maputo, obtendo o Bacharelato em Teologia.

Foi ordenado padre a 13 de outubro de 2003, pela Diocese de Guruè.

Exerceu até agora diversos cargos entre os quais Vigário Paroquial da Catedral de Guruè; formador no Seminário Preparatório Interdiocesano Santo Agostinho em Quelimane; fez a Licenciatura em Teologia Pastoral, em Roma, em 2010; foi Diretor do Secretariado Diocesano de Pastoral; Reitor do Seminário Filosófico Santo Agostinho da Matola e Professor do Seminário Teológico Nacional São Pio X de Maputo, de 2013-2018; desde 2019 que era Chanceler da Diocese de Guruè e desde 2022 era Pároco da Sé de Santo António de Lisboa em Guruè e vigário geral.

Fonte: Vaticannews

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *