Celebrou-se no passado dia 26 de junho, o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, um evento que é celebrado anualmente com objetivo de fortalecer a ação e a cooperação para alcançar um mundo livre do abuso de drogas.
Ao nível da província de Sofala, as cerimónias tiveram lugar nesta quarta-feira, 28 de junho, e contou com a participação de adolescentes e jovens de diferentes escolas primarias e secundarias da Beira, e foram dirigidas pela Secretaria de Estado. Na ocasião, Stella Zeca, recordou que a droga tem um impacto negativo na vida dos adolescentes e jovens, pois compromete o futuro destes, por isso, recomendou aos que nunca experimentaram esta substância à não experimentarem.
Continuando a sua intervenção a Governante, falou de várias instituições sociais que podem ajudar no combate ao consumo das drogas, onde destacou o papel das igrejas, famílias e a sociedade no geral, como lugares onde os jovens e adolescentes devem buscar o conforto e nunca nas drogas.
As celebrações do dia internacional de luta contra trafico e consumo ilícito de drogas, decorreram sob o lema, os transtornos mentais por uso de drogas podem ser tratados, evite o estigma.