Joaquim Tauzene Rádio Pax-Beira, Moçambique
A cidade da Beira tem enfrentado chuvas moderadas a intensas, causadas por mudanças climáticas. Essas chuvas resultaram na destruição de várias casas, deixando muitas famílias desabrigadas. O Instituto Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais, o INGD, distribuiu kits de sobrevivência para 25 famílias na manha desta segunda-feira.
Segundo Aristides Armando, Delegado do INGD, as chuvas que assolam a cidade da Beira já vitimaram uma criança menor de 2 anos de idade. Além da cidade da Beira, também houve registo de ventos fortes no distrito de Chemba, que destruíram 40 casas. As intervenções estão em curso para apoiar as famílias afetadas, que perderam parcial ou totalmente suas casas devido às enchentes.
Para apoiar a reconstrução das casas e garantir a sobrevivência das famílias, o administrador do distrito da Beira, José Mutoroma, destacou que foram distribuídos a 25 famílias kits que incluem lona, arroz, enxadas e materiais de construção. Apesar disso, todas as escolas do distrito estão prontas para o início do ano letivo de 2025.
O vereador institucional, Carmona Sande, em substituição ao presidente do município da Beira, destacou os esforços da edilidade para melhorar a infraestrutura, mas, devido à localização geográfica da Beira, essa tarefa torna-se desafiadora. Ele afirmou que a edilidade está empenhada em construir mais valas de drenagem e bacias de retenção de água para melhorar a situação da cidade.
Os beneficiários dos kits compartilharam suas histórias de perdas e gratidão pelo apoio recebido do INGD e esperam reconstruir suas casas com os materiais entregues.