Início » NOTÍCIAS » A EDILIDADE NA BEIRA PROCEDEU A ENTREGA DE UMA UNIDADE SANITÁRIA DO TIPO A AOS RESIDENTES DO VAZ

A EDILIDADE NA BEIRA PROCEDEU A ENTREGA DE UMA UNIDADE SANITÁRIA DO TIPO A AOS RESIDENTES DO VAZ

Construído de raiz e totalmente equipado, o Centro de Saúde Urbano do Vaz foi entregue esta sexta-feira, 22 de setembro, pelo Conselho Municipal da Beira, cerimónia dirigida pelo Edil da Beira, Albano Carige. Falando durante a cerimónia, o autarca da Beira revelou que para a materialização do sonho dos residentes da Zona do Vaz, foram necessários cerca de 50 milhões de meticais, sendo que 30 foram aplicados na edificação e os restantes 20 na aquisição dos equipamentos, um investimento proveniente dos parceiros e cofres da edilidade. 

A Diretora Distrital de Saúde da Cidade da Beira, Sónia Ana, que testemunhou a cerimónia da inauguração da Unidade sanitária, destacou a importância do empreendimento inaugurado para a comunidade, uma acção que eleva para 18 o número de Centros de saúde na cidade da Beira. A dirigente do pelouro da saúde no governo distrital da Beira, comprometeu – se em fornecer os recursos humanos necessários e garantir o abastecimento regular de medicamentos para garantir o bom funcionamento do centro.

A inauguração do Centro de saúde Urbano do Vaz, encerra uma longa etapa na vida dos residentes do Vaz, que tinha o seu quotidiano caracterizado angustias pelas longas distancias percorridas em busca de atendimento médico, que nalgumas vezes resultavam em perdas de vidas humanas a caminho do hospital, segundo contaram a nossa equipe.

Antes disponibilização deste Centro de saúde, as populações do Vaz percorriam um longo percurso, uns dirigiam-se à unidade sanitária de Munhava, outros Manga Mascarenha e outros ainda o Centro de saúde de Nhaconjo.

Refira-se que o Centro de Saúde Urbano do Vaz, possui equipamentos e instalações modernos, com vários serviços a destacar uma Maternidade com um berçário, serviço de cirurgia, uma Sala de Raio X entre outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *