Início » NOTÍCIAS » CONCLUÍDA EM NAMPULA A IV ASSEMBLEIA NACIONAL DE PASTORAL

CONCLUÍDA EM NAMPULA A IV ASSEMBLEIA NACIONAL DE PASTORAL

Durante cinco (05) dias, a cidade de Nampula (norte de Moçambique), acolheu a IV Assembleia Nacional de Pastoral – IV ANP, um evento eclesial que juntou Bispos, Sacerdotes, Religiosos e Religiosas e leigos provenientes de todas as dioceses moçambicanas.

 A fase nacional da IV ANP, foi marcada pela análise de quatro (04) questões fundamentais, nomeadamente, à Avaliação da caminhada da Igreja em Moçambique através das anteriores assembleias nacionais; o discernimento dos sinais dos tempos no momento atual no qual a igreja é chamada a exercer a sua missão; aprofundar o significado núcleo do anuncio cristão e os meios a privilegiar para reavivar o anuncio e o testemunho da palavra de Deus.

A IV Assembleia nacional de pastoral, aconteceu depois da realização de diferentes fases, que tiveram seu ponto de partida nas pequenas comunidades, passando pelas paróquias, dioceses e províncias eclesiásticas, este facto favoreceu a participação e auscultação de maior número de fiéis, o que ajudou a tomar a consciência do caminho sinodal, segundo explicou Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, durante o discurso do encerramento da fase nacional do evento.

O Presidente da CEM, partilhou ainda que durante os trabalhos realizados na Assembleia de Pastoral, foi possível perceber que há necessidade de consolidar-se o ser uma Igreja de discípulos que escutam e caminham juntos, pois a missão é comunitária, por isso, também é necessário a promoção de uma Pastoral de conjunto.

A Igreja em Moçambique, é chamada com urgência a ser Serva de Deus e dos outros, a semelhança de Maria, que escutou religiosamente a palavra, saiu apressadamente ao encontro e ao serviço da humanidade, especialmente dos pobres e marginalizados, disse o Prelado.

Ainda no discurso do encerramento da IV Assembleia Nacional de Pastoral, Dom Inácio Saure explicou que a revitalização da Igreja, passa pela redescoberta da palavra de Deus, através da promoção da pastoral bíblica.

Alguns participantes ouvidos em Nampula, partilharam sua experiencia após o evento, deixando promessas com vista a implementação das recomendações da IV ANP.

Nos próximos dias, a Conferência Episcopal de Moçambique emitirá o documento conclusivo resultante das contribuições do evento, para posterior implementação ao nível das comunidades paroquiais.    

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *