Início » NOTÍCIAS » NAMPULA ACOLHE A IV ASSEMBLEIA NACIONAL DE PASTORAL

NAMPULA ACOLHE A IV ASSEMBLEIA NACIONAL DE PASTORAL

Rogério Maduca, Rádio Pax – Moçambique

Sob o lema “Reavivar o Anúncio e o Testemunho da Palavra de Deus Hoje”, decorre em Nampula, entre os dias 17 – 21 de maio, a IV Assembleia Nacional de Pastoral – IV ANP.

A cerimónia da abertura foi marcada por uma celebração eucarística, presidida por Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique – CEM.

Na sua intervenção, Dom Inácio Saure, explicou que a IV ANP, pretende dar um novo dinamismo ao testemunho e a vivencia da palavra, numa sociedade em mudança e na era digital.

A IV assembleia nacional de pastoral – Nampula 2023, decorre numa altura em que o país acolhe o processo do recenseamento eleitoral, tendo em vista as eleições autárquicas de outubro próximo e as presidenciais de 2024. O referido processo, segundo sublinhou o Presidente da CEM, já registou algumas irregularidades que podem constituir sinais de alarme, o que compromete a convivência pacífica dos cidadãos neste processo.

Em representação das autoridades civis, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, disse durante a sua alocução, que a IV ANP reforça a fé e a vivacidade da Igreja naquela região em particular e do país no geral.

Durante a missa concelebrada pelos Arcebispos e Bispos da CEM, incluindo os demais sacerdotes, com a participação de vários fiéis, foram também apresentadas mensagens de saudação do IMBISA e do SECAM, pela realização da IV Assembleia Nacional de Pastoral da Igreja em Moçambique.

De recordar que a primeira Assembleia Nacional de Pastoral, teve lugar na Cidade da Beira (centro de Moçambique), no ano de 1977, onde foi discutida a questão das Comunidades ministeriais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *