Início » NOTÍCIAS » ELEIÇÕES DISTRITAIS DIVIDEM OPINIÕES DA SOCIEDADE CIVIL EM SOFALA

ELEIÇÕES DISTRITAIS DIVIDEM OPINIÕES DA SOCIEDADE CIVIL EM SOFALA

Joaquim Tauzene

Teve lugar na manha desta terça-feira, 25 de julho na cidade da Beira um debate público sobre a viabilidade das eleições distritais, evento promovido pelo Centro de Integridade Pública – CIP, com objetivo de encontrar consensos em relação a viabilidade da realização das eleições das Distritais agendadas para 2024, processo que permitirá o aprofundamento e o mapeamento de potenciais desafios de ordem histórica, jurídica, política e económica que este fenómeno poderá representar ao País.

De acordo com o pesquisador do Centro de Integridade Públia, Ivan Maússe,  no debate que teve lugar em Nampula vários intervenientes apoiaram a viabilidade da realizações das eleições distritais e numa primeira fase o pais devia descentralizar alguns distritos.

Por seu turno Aurélio Andrade, Primeiro Vice-presidente da Assembleia Provincial de Sofala, defendeu a necessidade de avaliação da descentralização distrital visto que a mesma lei  tem sido um desafio para o governo provincial, sendo prematuro a descentralização  distrital.

Este posicionamento contradiz a opinião dos membros da sociedade civil ouvidos pela Emissora Católica da Beira durante a sessão.

Refira-se que os resultados destes debates serão sintetizados, estruturados, apresentados em relatório e compartilhados com os deputados da Assembleia da República, designadamente da 1.ª e 4.ª Comissões, bem como com Conselho de Ministros, parceiros de cooperação e atores relevantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *