Início » NOTÍCIAS » JMJ 2023: D. Américo Aguiar visita a Ucrânia

JMJ 2023: D. Américo Aguiar visita a Ucrânia

Deslocação do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 decorre de um convite dos bispos ucranianos.

Rui Saraiva – Portugal

No contexto da organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) D. Américo Aguiar está de visita à Ucrânia onde se encontra desde sábado, dia 15 de julho, a convite da Conferência Episcopal local, celebrando com jovens e comunidades católicas.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 esteve na Catedral de Lviv onde se encontrou e abençoou a família de um militar morto em combate.

Segundo informa a Agência Ecclesia, o bispo auxiliar de Lisboa visitou também o Santuário da Mãe de Deus, em Zarvanytsia, onde se encontrou com jovens peregrinos ucranianos, tendo ainda concelebrado Missa com o arcebispo-mor da comunidade greco-católica de Kiev, D. Sviatoslav Schevchuk.

A visita está a ser acompanhada por uma delegação da Conferência Episcopal Ucraniana bem como pelo Núncio Apostólico em Kiev.

Aos jornalistas, D. Américo Aguiar recordou a devoção mariana dos ucranianos e disse aos jovens que trazia a mensagem de Nossa Senhora de Fátima e que na Cova da Iria o Papa Francisco disse que “temos Mãe”. “Temos Mãe e é no coração da Mãe que nós colocámos as nossas alegrias, tristezas, os nossos sorrisos e as nossas lágrimas”, disse D. Américo Aguiar.

A poucos dias do início da JMJ

 

Entretanto, em Portugal, a poucos dias do início da JMJ de Lisboa, continuam os trabalhos de preparação. Do intenso programa de atividades da JMJ, especial destaque para o ‘Festival da Juventude’, que decorrerá em 100 espaços dos municípios de Lisboa e Loures e que terá 480 eventos, entre 1 e 6 de agosto.

“Façam barulho, levantem-se do sofá, reúnam os vossos amigos e venham viver a juventude. De 1 a 6 de agosto Lisboa e Loures vão dar palco à arte e à liberdade”, refere uma nota divulgada através da rede social Facebook.

Segundo os responsáveis portugueses, a programação prevê música, cinema, exposições, teatro, dança, conferências e eventos religiosos.

“No Festival da Juventude, vem descobrir a Igreja viva e jovem”, convida a organização da JMJ Lisboa 2023.

As várias iniciativas, com entrada gratuita e aberta a todas as idades, incluem 2 torneios desportivos, 10 peças de teatro, 15 filmes, 38 conferências, 290 concertos e 55 eventos religiosos e de encontro.

O Comité Organizador Local (COL) da JMJ explica que o Festival da Juventude quer proporcionar aos peregrinos da JMJ 2023 e à cidade de Lisboa “uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da atualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir”, pode-se ler na nota divulgada pela Agência Ecclesia.

Outro ponto central da programação vai ser a “Cidade da Alegria”, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, que acolhe a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.

Esta iniciativa estará aberta de terça-feira a sexta-feira de 1 a 4 de agosto das 9h às 20h, incluindo ‘talks’ e testemunhos em dois coretos no centro da Feira Vocacional em Belém.

Papa Francisco estará na JMJ de 2 a 6 de agosto

 

O Papa Francisco revelou em recente mensagem vídeo já estar pronto para a JMJ de Lisboa, tendo mostrado o seu kit de peregrino. O Santo Padre chegará a Portugal no dia 2 de agosto pelas 10h ao Aeroporto de Figo Maduro, seguindo-se a cerimónia de boas-vindas com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém pelas 10.45h. De seguida terá lugar pelas 12.15h, um encontro com entidades civis e diplomáticas no Centro Cultural de Belém. Na tarde desse dia terá lugar o encontro com o primeiro-ministro António Costa na Nunciatura Apostólica pelas 16.45h e de seguida presidirá à oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos pelas 17.30h, com membros do clero e dos institutos de vida consagrada.

No dia 3 de agosto, logo pela manhã à 9h o Papa estará na Universidade Católica Portuguesa num encontro com jovens universitários, seguindo-se pelas 10.30h em Cascais uma visita à sede de ‘Scholas Occurentes’, uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas. O primeiro encontro com os peregrinos da JMJ acontece nesse dia 3 de agosto pelas 17.45h, no Parque Eduardo VII, com a cerimónia de acolhimento.

No dia 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão, em Belém logo de manhã pelas 9h, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência social e caritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa. Nesse dia Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica, e o programa do dia encerra-se com a grande celebração da Via-Sacra, pelas 18h, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.

Na manhã de 5 de agosto o Papa desloca-se ao Santuário de Fátima de helicóptero, chegando à Cova da Iria para recitar o terço na Capelinha das Aparições pelas 9.30h. Será uma curta visita que se concluirá pelas 11h, regressando a Lisboa para a grande vigília de oração com os jovens no Parque Tejo a partir das 20.45h. Tempo ainda durante a tarde, pelas 18h para um encontro privado com membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito.

Na manhã de dia 6 de agosto, domingo, pelas 9h terá lugar no Parque Tejo a grande Missa do Envio da JMJ e a recitação do Angelus. De tarde, pelas 16.30h, decorre o encontro com os voluntários da Jornada, no Passeio Marítimo de Algés. O Santo Padre regressa ao Vaticano após a cerimónia de despedida pelas 17.30h.

Laudetur Iesus Christus

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *