Rogério Maduca, Rádio Pax – Moçambique
O Centro de Formação de Nazaré na Beira, acolhe desde ontem, 17 de Julho a XXVII Semana Teológica da Arquidiocese da beira, um evento que junta representantes de todas diocese de Moçambique, e neste ano tem a particularidade de ter como participantes na sua maioria teólogos.
Em 2022 não foi possível realizar a Semana Teológica, devido a vários factores com destaque para a crise financeira mundial, facto que segundo o Padre Timothée Bationo, M.Afri, ajudou a organizar de forma mais autentica e com propósitos mais concretos a Semana Teológica deste ano, tendo como foco a criação da Associação dos Teólogos de Moçambique.
A criação da Associação dos Teólogos de Moçambique, insere-se ainda no caminho sinodal que a Igreja propõe, em busca de melhores formas de anunciar o Evangelho em Moçambique, segundo explicou a Irmã Ester Lucas, uma das oradoras do evento.
Sob o lema “Sinodalidade”: Aspectos Teológicos e Pastorais para a Igreja em Moçambique, a XXVII Semana Teológica da Arquidiocese da Beira, tem duração de 5 dias, conta com vários oradores de diferentes temáticas, destaque para a presença do Reitor da Universidade Católica de Congo, Padre Leonard Kinkupu, o representante do IMBISA, Padre Rafael Sapato, a Irmã Ester Lucas, Teóloga da Congregação das Filhas da Caridade, entre outros.
Durante a Semana Teológica, as sessões serão orientadas com os seguintes documentos, Conclusões da XXVI Semana Teológica, Documento de Kampala e o documento que orientou IV Assembleia Nacional de Pastoral.