Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Através da Comissão Episcopal de Justiça e Paz e o Departamento social, a Igreja Católica em Moçambique lançou esta Quinta-feira, 22 de Maio, a primeira Semana “Laudato Si”, Encíclica do Papa Francisco, sobre o cuidado da Casa Comum, publicada em 2015. A cerimónia foi orientada por Dom António Juliasse, Bispo de Pemba e Referente da Comissão de Justiça e Paz.
Após 10 anos da sua publicação, a Igreja Católica entende que a consciência sobre os problemas globais e locais ligados ao Meio ambiente não estão amplamente percebidos, algo que coloca em causa o compromisso com a preservação da Casa Comum, associado ainda a fraca divulgação do documento, por isso a necessidade no alargamento da sua divulgação, referiu Dom Juliasse, durante o lançamento.
Com o tema: “Esperança para a Terra e Esperança para Humanidade” a primeira Semana Laudato Si em Moçambique, irá decorrer entre os dias 24 de Maio à 01 de Junho do ano em curso. Um período que será caracterizado por reflexões sobre temas inspirados no documento, incluindo actividades concretas, o plantio de árvores, campanhas de limpeza, feiras, entre outras.
A semelhança da Semana Nacional de Fé e Cmpromisso Social, os Bispos propõem aos católicos de todo país e pessoas de boa vontade a viverem e a celebrarem a Semana Laudato Si envolvendo-se nas várias actividades propostas.