Joaquim Tauzene
A referida Comissão é constituída por representantes de Moçambique e Zimbabwe, e foi tornada pública esta quarta-feira, 19 de julho na cidade da Beira, num encontro dirigido pela Vice-ministra das Obras públicas, habitação e recursos hídricos, Cecília Chamutota, na presença de Davis Mharapira, Vice-ministro da Terra, Agricultura, Pesca, Águas e Reassentamento Rural na República do Zimbabwe.
A representante do governo moçambicano, referiu que os evento constitu um marco importante, pois representa a manifestação da vontade inequívoca de Moçambique e Zimbabwe, na gestão partilhada das bacias.
A Vice-ministra Moçambicana, encorajou as comissões de gestão das Bacias da SADC e a recém-criada comissão, a mobilizarem fundos que permitirão a construção da resiliência climática nas regiões onde se encontram as bacias hidrográficas.
De referir que o evento contou com o lançamento da plataforma BUPUSA que irá facilitar a partilha de informações inerentes às bacias hidrográficas nos dois países irmão.
A cerimónia contou com a participação de várias individualidades da República do Zimbabwe e Moçambique, a destacar representante da UNESCO entre outros.