Início » NOTÍCIAS » Mais de 30 mil pessoas afectadas pelas chuvas na Cidade de Maputo

Mais de 30 mil pessoas afectadas pelas chuvas na Cidade de Maputo

O dado corresponde a um total de seis mil famílias. De acordo com a edilidade, os números tendem a aumentar. Segundo o Conselho Municipal de Maputo, o reassentamento das vítimas só pode ocorrer no fim desta época chuvosa.

As chuvas continuam a fazer vítimas na Cidade de Maputo. KaMavota, Kalhamakulo, KaTembe e KaMachakene foram os distritos municipais mais afectados pelas chuvas de há duas semanas, causando inundações urbanas.

Em todos os sete distritos, a edilidade calcula que mais de 40 quarteirões foram afectados pelas inundações, seis mil famílias foram prejudicadas, o que se traduz em 31 pessoas afectadas.

De acordo com a vereadora de Saúde e Acção Social no Conselho Municipal de Maputo, Alice de Abreu, foram criados três centros de acomodação para alojar as vítimas, um no distrito de KaTembe e dois em KaMavota.

Entretanto, o reassentamento definitivo das vítimas só será possível depois do fim da presente época chuvosa

“Temos dados acumulados e famílias que estão a sofrer por causa das chuvas, mas temos que esperar o término da época chuvosa e verificar quais são os locais que continuam com o problema mesmo depois da época chuvosa”, disse De Abreu.

Na agricultura, 421 hectares de culturas diversas foram afectados pela chuva, originando uma necessidade de mais de 600 quilos de sementes.

O número de escolas e unidades sanitárias afectadas também subiu. No momento, contabilizam-se 17 hospitais e 15 escolas afectadas pelas inundações na Cidade de Maputo.

No momento, o Município de Maputo realiza limpezas de drenagens e sucção das águas das chuvas, mas a falta de meios dificulta o processo.

Foto: O Pais

Fonte: O Pais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *