Joaquim Tauzene
Sob o lema “Juntos podemos vencer as doenças tropicais negligenciadas” foi lançada esta terça-feira 08 de Agosto no distrito de Nhamatanda província de Sofala a campanha de tratamento massivo de doenças tropicais negligenciadas, Filariose Linfática uma doença que é contraída através da picada de um mosquito infetado, que transmite as larvas do parasita para o ser humano.
O parasita bloqueia os vasos linfáticos, dando origem a Hérnia
Em representação do Governador da província de Sofala, o Administrador do distrito de Nhamatanda, Adamo Ossumane fez saber que a campanha terá duração de 05 dias e irá abranger três distritos da província de Sofala, nomeadamente Nhamatanda, Machanga e Marromeu, acrescentando que a expectativa é de vacinar mais de 600 mil pessoas à partir dos 5 anos.
O representante do Ministério da Saúde, Zacarias Pinto, explicou que a campanha decorre nos distritos onda há maior prevalência destas doenças, por isso apelou a comunidade a fortificar as medidas de saneamento do meio, incluindo o uso de redes mosquiteiras, para evitar o alastramento do vírus.
Residentes do distrito de Nhamatanda que presenciaram a cerimónia do lançamento da campanha, louvaram a iniciativa pois esta irá protegê-los contra várias doenças.
De referir que a nível do país serão abrangidos cerca de 35 distritos, na sua maioria os a da província de Nampula.