Joaquim Tauzene
Arrancou esta segunda-feira, 31 de julho a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, suplementação com a vitamina A e desparasitação com albendazol. A campanha acontece pelo facto de o país ter registado 2.565 casos positivos da doença, dos quais 80% foram notificados nas províncias de Niassa, Zambézia, Tete, Manica e Sofala, afetando principalmente menores de 5 anos.
De acordo com a Secretária de estado em Sofala, Stella Zeca que falava durante o lançamento da campanha, a Província de Sofala prevê vacinar cerca de 807 Mil e 920 crianças contra o Sarampo, a suplementação com a vitamina A em mais de 150 Mil crianças e na desparasitação com albendazol serão abrangidas cerca de 117 Mil crianças.
A governante sensibilizou os pais e encarregados de educação a aderirem em massa aos Postos de vacinação com vista a redução dos casos transmissíveis da doença.
Por seu turno, Dezi Mahotas, Chefe do Escritório do UNICEF em Sofala explicou que a campanha representa uma oportunidade para garantir a imunização da criança, no fornecimento da vitamina “A” e Desparasitantes para crianças legíveis para controlo e eliminação da doença.
Satisfeitas são as mães entrevistadas pelos órgãos de informação na Beira, após vacinarem seus filhos, e aproveitaram a ocasião para apelarem aos demais para adesão ao processo.
De referir que a campanha que arrancou esta segunda-feira terá a duração de 5 dias e estão envolvidas cerca de 1069 equipas, constituídas por vacinadores, preparadores de vacina, registadores e técnicos de efeito adverso a vacina.