Início » NOTÍCIAS » “Não tenho nenhum merecimento pessoal” – Dom Luiz Lisboa reagindo ao título de Doutor Honoris Causa

“Não tenho nenhum merecimento pessoal” – Dom Luiz Lisboa reagindo ao título de Doutor Honoris Causa

Rogério Maduca – Beira, Moçambique

Recentemente a Universidade Estadual de Londrina no Brasil, anunciou a aprovação por unanimidade a atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao antigo Bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, actual Bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em reconhecimento à sua trajetória missionária, principalmente o seu trabalho em Moçambique.

Em entrevista a Emissora Católica da Beira, o antigo Bispo de Pemba falou sobre a homenagem, destacando que não tem nenhum merecimento pessoal, mas aceitou pela causa da missão, uma valorização do trabalho de vários missionários, por isso, este título será também uma homenagem aos missionários, especialmente a Irmã Maria de Coppi, missionária comboniana que morreu vítima do terrorismo.

Uma guerra que paralisa o país, disse Dom Luiz, acrescentando que é uma guerra absurda que já deveria ter acabado. O prelado olha para a homenagem como uma oportunidade para falar de Moçambique, homenagear a todos que morreram em consequência desta guerra.

No final da entrevista, o actual bispo da diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim, deixou uma mensagem de esperança aos moçambicanos, especialmente ao povo de Cabo Delgado. “é preciso cultivar a esperança, não desanimar, dias melhores virão”.

Importa referir que, Dom Luiz Lisboa esteve em Moçambique por quase 20 anos, primeiro como missionário e depois como bispo. No período, acompanhou de perto o agravamento da violência na região, intensificada a partir de 2017, com ataques, deslocamentos forçados e a actuação de grupos armados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Este conteúdo esta protegido !!