Rogério Maduca, Beira – Moçambique
A Universidade Católica de Moçambique (UCM) abriu na segunda-feira (11/03) o seu ano académico 2024, evento que teve lugar na Faculdade de ciências de saúde, cidade da Beira (Centro de Moçambique). A cerimónia foi antecedia por uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Dom Cláudio Dalla Zuanna, onde concelebraram o Bispo Auxiliar, Dom Constantino, o Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo e vários sacerdotes, com a participação dos membros de direção desta instituição do ensino, membros do governo local e comunidade académica.
Dom Cláudio disse em sua homilia que o início do ano académico é uma nova etapa de vida, principalmente para os novos ingressos, um momento carregado de expectativas, temor e incertezas em relação ao percurso de formação profissional, mas esta caminhada deve ser feita com confiança pois Deus caminha connosco.
Na sua intervenção, o Reitor desta instituição do ensino superior, reconheceu que a transição para universidade é um momento crítico na vida de um estudante, e para garantir que os estudantes tenham sucesso é fundamental que os programas de orientação e apoio sejam abrangentes.
A cerimónia de abertura do ano académico na UCM foi também marcada por uma Aula de sapiência sobre o “Contributo das Instituições do Ensino Superior na humanização da sociedade” e teve como orador o Professor Catedrático Brazão Mazula. Na sua alocução o académico citou o filósofo Theodor Ludwig W. Adorno, onde explicou que no processo da humanização a educação é a melhor via de desbarbarizar as mentes.
Mazula disse ainda que a humanização é uma “missão” e uma “vocação”, e as instituições do ensino superior devem assumir a responsabilidade de humanizar a sociedade, pois são chamadas a isso.
O discurso da abertura oficial do ano académico foi proferido pelo Magno Chanceler, mas antes Dom Cláudio, agradeceu a todos que fazem parte da Universidade Católica de Moçambique e que contribuem para a construção de um futuro brilhante dos estudantes e desejou a comunidade académica um ano cheio de realizações e crescimento em todos os sentidos.