Início » NOTÍCIAS » PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR NA HUMANIZAÇÃO DA SOCIEDADE TEMA DE REFLEXÃO DA ABERTURA DO ANO ACADÉMICO DA UCM

PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR NA HUMANIZAÇÃO DA SOCIEDADE TEMA DE REFLEXÃO DA ABERTURA DO ANO ACADÉMICO DA UCM

Rogério Maduca, Beira – Moçambique

A Universidade Católica de Moçambique (UCM) abriu na segunda-feira (11/03) o seu ano académico 2024, evento que teve lugar na Faculdade de ciências de saúde, cidade da Beira (Centro de Moçambique). A cerimónia foi antecedia por uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Dom Cláudio Dalla Zuanna, onde concelebraram o Bispo Auxiliar, Dom Constantino, o Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo e vários sacerdotes, com a participação dos membros de direção desta instituição do ensino, membros do governo local e comunidade académica.

Dom Cláudio disse em sua homilia que o início do ano académico é uma nova etapa de vida, principalmente para os novos ingressos, um momento carregado de expectativas, temor e incertezas em relação ao percurso de formação profissional, mas esta caminhada deve ser feita com confiança pois Deus caminha connosco.

Na sua intervenção, o Reitor desta instituição do ensino superior, reconheceu que a transição para universidade é um momento crítico na vida de um estudante, e para garantir que os estudantes tenham sucesso é fundamental que os programas de orientação e apoio sejam abrangentes.

A cerimónia de abertura do ano académico na UCM foi também marcada por uma Aula de sapiência sobre o “Contributo das Instituições do Ensino Superior na humanização da sociedade” e teve como orador o Professor Catedrático Brazão Mazula. Na sua alocução o académico citou o filósofo Theodor Ludwig W. Adorno, onde explicou que no processo da humanização a educação é a melhor via de desbarbarizar as mentes.

Mazula disse ainda que a humanização é uma “missão” e uma “vocação”, e as instituições do ensino superior devem assumir a responsabilidade de humanizar a sociedade, pois são chamadas a isso.

O discurso da abertura oficial do ano académico foi proferido pelo Magno Chanceler, mas antes Dom Cláudio, agradeceu a todos que fazem parte da Universidade Católica de Moçambique e que contribuem para a construção de um futuro brilhante dos estudantes e desejou a comunidade académica um ano cheio de realizações e crescimento em todos os sentidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *