Início » NOTÍCIAS » PROJECTO MAISPEIXE APOIA MAIS DE 400 PESCADORES EM SOFALA.

PROJECTO MAISPEIXE APOIA MAIS DE 400 PESCADORES EM SOFALA.

Joaquim Tauzene, Rádio Pax-Beira

O apoio consistiu na entrega de Congeladores, Colemans, Motores, Balanças, Geradores, Painéis solares, Bicicletas e artes de pescas entre outros bens, o mesmo é implementado pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas através do Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul, visando melhorar o nível de renda dos pescadores tradicionais de forma sustentável.

De acordo com o governador da província de Sofala, Lourenço Bulha, que falava na manhã desta segunda-feira à margem da entrega de bens aos beneficiários, o programa financiou um total de 106 milhões e 741 mil meticais, abrangendo os distritos de Beira, Dondo, Machanga, Búzi e Muanza, num total de 495 pessoas, dos quais 131 mulheres e 364 homens.

Moisés Paulo, representante dos pescadores, falou sobre a contribuição do projeto para melhoria do transporte e conservação do pescado, destacando a morosidade na entrega dos bens após o pagamento.

Bulha reconheceu o longo período de espera dos pescadores e afirmou ser importante que o processo siga toda tramitação legal e transparência.

Beneficiários entrevistados pela reportagem da Rádio Pax, provenientes dos distritos da Beira, Dondo e Búzi, agradeceram a iniciativa do governo, afirmando que os bens entregues irão dinamizar o trabalho de conservação e comercialização do pescado.

De referir que cada beneficiário    contribuiu com 20%, enquanto o governo financia os restantes 80% do valor total do investimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *