Joaquim Tauzene, Rádio Pax Beira-Moçambique
A Universidade Licungo, através da sua extensão em Dondo, passará a contar, nos próximos meses, com um Centro de Saúde, fruto de uma parceria público-privada avaliada em 7.780.355 meticais. Os fundos são provenientes de parceiros privados, e o projeto terá uma duração estimada de três a seis meses, prevendo uma construção modular.
De acordo com Cláudio Juma Made, diretor-geral da Polana Clínica entidade parceira e responsável pela implementação do centro, a nova infraestrutura vai oferecer diversos serviços médicos ao público. Este tipo de unidade prestará assistência médica qualificada à comunidade académica e ao público em geral.
O centro contará com serviços de triagem, farmácia, pequenas cirurgias e radiologia, entre outros, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos na região.
Em relação à inclusão de uma maternidade, Cláudio Made, esclareceu que esta não está contemplada na fase inicial do projeto. No entanto, com o avançar do tempo e tendo em conta a complexidade e necessidade dos serviços, a possibilidade poderá ser considerada.
Segundo o reitor da Universidade Licungo, que falava na manha desta sexta-feira no âmbito do lançamento da primeira pedra, o Centro de Saúde irá beneficiar diretamente mais de 1.000 estudantes da extensão de Dondo, bem como a comunidade local, sendo uma iniciativa integrada no âmbito da responsabilidade social da instituição.