Início » NOTÍCIAS » UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE LANÇA CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÊNERO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE LANÇA CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÊNERO

Rogério Maduca

Denominada “Zelar é Proteger! Diga não a Violência Baseada no Gênero”, foi lançada esta terça-feira, 19 de setembro, na cidade da Beira (centro de Moçambique), a campanha de advocacia e mudança social contra a Violência Baseada no Género (VBG), uma acção levada a cabo pela Universidade Católica de Moçambique – UCM, através do seu Departamento de saúde, género e HIV/SIDA.

O evento que decorreu de forma virtual, foi dirigido pelo Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo e contou com a participação de membros de direção desta instituição do ensino superior, convidados, entre outros interessados. No seu discurso, o dirigente da UCM, explicou que com esta campanha pretende-se, partilhar experiências e vivências reais da sociedade moçambicana, numa altura em que se assiste à atropelos grosseiros a dignidade humana no seio das famílias.

Esta campanha é lançada num mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS), propõe momentos de reflexão sobre o suicídio, o Reitor da Universidade Católica de Moçambique, relembra que muitas vezes as vítimas da violência e maus tratos encontram no suicídio a única saída para livrar-se deste mal, por isso lança um apelo para junção de sinergias e construção de pontes para fortalecer as barreiras contra a violência baseada no género.

Várias actividades serão desenvolvidas ao nível das Unidades Orgânicas da UCM, durante a campanha com vista a desconstruir o pensamento da supremacia de um determinado grupo em detrimento do outro, facto que contribui para ocorrência de casos de VBG, segundo deu a conhecer durante a cerimónia, a Coordenadora do Departamento de saúde, género e HIV/SIDA da UCM, Maria Semedo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *