Início » NOTÍCIAS » “10 ANOS DO PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO,  OCASIÃO DE GRATIDÃO E ALEGRIA” – Dizem os Bispos de Tete e Nacala

“10 ANOS DO PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO,  OCASIÃO DE GRATIDÃO E ALEGRIA” – Dizem os Bispos de Tete e Nacala

Foi a 13 de Março de 2013, que a Igreja e o mundo testemunharam o anúncio da eleição do então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, como sucessor de Pedro, em substituição de Bento XVI.

Na segunda-feira, 13 de Março de 2023, o Papa Francisco completou 10 anos do seu pontificado, uma ocasião de celebração para Igreja, o que também impulsionou várias mensagens de felicitação ao Sumo Pontífice. Em entrevista e emissora Católica da Beira, Dom Diamantino Antunes e Dom Alberto Vera, Bispos de Tete e Nacala respectivamente, afirmaram que a celebração do 10o aniversário do pontificado do Papa Francisco, é um momento de alegria e gratidão, pelos esforços da renovação da Igreja e de abertura ao mundo.

Durante os 10 anos do seu Pontificado, o Papa Francisco tem procurado encarnar o São Francisco de Assis, o Santo que escolheu como fonte de inspiração no ministério Petrino, desenvolvendo ações concretas como a busca da paz, a reconciliação com a natureza e sua preocupação com os mais pobres, referiu o Bispo de Nacala.

Por sua vez, o Bispo de Tete, destacou os esforços da renovação da Igreja, o combate aos abusos, a sinodalidade, as encíclicas escritas pelo Santo Padre, incluindo as visitas apostólicas, como aspectos marcantes na história dos 10 anos da eleição do Papa.

E na sequência da passagem do ciclone Freddy por Moçambique, que causou perdas de vidas humanas, desabrigou varias famílias e destruiu infraestruturas, os nossos entrevistados, solidarizaram-se com as vítimas e apelaram para que haja mais solidariedade nacional e internacional, com vista a minimizar o sofrimento da população.

De referir que o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, visitou esta quarta-feira, 15 de março a província da Zambézia (centro do país), região mais afectada pelo evento climático, onde deu a conhecer que o governo moçambicano irá disponibilizar mais de 240 milhões de meticais, para acelerar a retoma de serviços básicos naquela província.      

2 thoughts on ““10 ANOS DO PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO,  OCASIÃO DE GRATIDÃO E ALEGRIA” – Dizem os Bispos de Tete e Nacala

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *