“A Voz da Comunidade” é o novo programa da Rádio Pax – Emissora Católica da Beira, emitido semanalmente todas a terças-feiras. Este é produzido em parceria com o FORCOM – Fórum Nacional das Rádios Comunitárias, no quadro da implementação do projecto “Salvaguardar e Fortalecer o Jornalismo de Interesse Público em Moçambique”que inclui acções conjuntas com Media Lab e MISA Moçambique e que é apoiado pela União Europeia por intermediação do Internacional Media Support (IMS).
É neste contexto que a equipe de produção da Emissora Católica da Beira, saiu à rua onde ouviu alguns ouvintes desta estação. Uma das ouvintes foi a senhora Teresa Gabriel, residente na zona do Goto, que na conversa com o nosso repórter, elogiou a iniciativa e destacou que espera que o programa traga mais temas relevantes que ajudem na definição de políticas públicas e a gestão de bens públicos.
Chinai Augusto Paiva, morador do 16º bairro da cidade da Beira e portador de deficiência física, mostrou-se satisfeito com programa, tendo em conta a visão do mesmo. Falando em língua local Cisena, destacou a importância da transparência e da acção concreta para promover mudanças. Chinai também mencionou que algumas áreas, como Ndunda e Manga-Mungassa, têm dificuldades de acesso aos serviços públicos. E por meio da participação da comunidade em programas radiofónicos, como é o caso da Voz da Comunidade, tem uma janela para a solução de alguns problemas.


Expectativas de que o programa tenha impacto positivo, é o sentimento do senhor Satar Vinho, e fez questão de destacar a questão do saneamento do meio na cidade da Beira. Satar, também falou sobre a necessidade de se impulsionar maior presença das autoridades nos bairros, facto que na sua opnião irá impulsionar positivamente a acção governativa, especialmente nas comunidades.