Início » NOTÍCIAS » Torneio de Abertura: Sob a lei dos mais fortes…

Torneio de Abertura: Sob a lei dos mais fortes…

De um mar de incertezas para… certeza. A bola voltou a ser lançada ao ar, na Cidade de Maputo, com a retoma de provas seis meses depois. O Torneio de Abertura, primeira prova realizada pela Comissão de Gestão da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), está ao rubro com as formações participantes a darem o seu melhor na quadra para atingirem os seus objectivos.

Para não variar, Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, dois dos conjuntos que mais investem na contratação de atletas, estão a dominar as provas em masculinos e femininos.

No plano masculino, e no rescaldo da dupla-jornada realizada no final de semana, o Costa do Sol não esteve para meias medidas, aplicando, quinta-feira, “chapa 100” ao Maxaquene “B”.

Os “canarinhos”, campeões da cidade, derrotaram os “tricolores” por 113-28, num duelo em que controlaram todos os quartos.

Perante a equipa principal do Maxaquene, já no sábado, o Costa do Sol experimentou algumas dificuldades, tendo vencido por sete pontos: 67-60.

Estas duas vitórias mantêm o conjunto de Miguel Guambe na primeira posição com 14 pontos. Na perseguição ao líder, o Ferroviário de Maputo, segundo classificado com 11 pontos, cumpriu outrossim na dupla jornada.

A formação verde-e-branca começou por vencer, sexta-feira, a A Politécnica por 72-43. Sábado, em desafio da 7ª jornada, o Ferroviário de Maputo bateu as Águias Especiais por 78-36.

Quem também arrancou duas vitórias na prova é o Ferroviário “B”, formação comandada por Rui Rafael. Este conjunto, maioritariamente constituído por atletas que saltaram dos juniores, derrotou o Maxaquene “B” por 58-53.

Embalado, o Ferroviário “B” voltou a fazer mais uma vítima ao vencer a Universidade Pedagógica por 69-36.

Nota de destaque para a equipa sub-20 do Costa do Sol que, no sábado, se impôs no duelo com a A Politécnica, vencendo por 56-46. Os “politécnicos” somaram a sua terceira derrota consecutiva, depois de um arranque bem conseguido no Campeonato da Cidade. Por sua vez, o Maxaquene não teve dificuldades para vencer sábado o vizinho e rival Desportivo Maputo, por 100-79. O Desportivo Maputo perdera, na véspera, com as Águias Especiais por 61-47.

FERROVIÁRIO DE MAPUTO INVICTO…

Mais um jogo, mais uma vitória para a equipa sénior feminina de basquetebol do Ferroviário de Maputo. A formação comandada por Nasir “Nelito” Salé reforçou a liderança da prova – agora com 12 pontos – ao derrotar, sexta-feira, a sua equipa secundária (Ferroviário B, entenda-se) por 76-39.

Segundo classificado, o  Costa do Sol “despachou” a Lázio – conjunto que participou na edição 2022 da Liga Sasol – ao vencer por 65-34. O Desportivo Maputo, por sua vez, venceu a estreante Águias Especiais por 56-48.

Claramente que a prova será dominada pelo Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, campeão e vice-campeão nacional, respectivamente. São, de resto, as duas formações que contribuem com mais jogadores para a selecção nacional de basquetebol sénior feminina.

Lembre-se que, na jornada inaugural, o Costa do Sol perdeu com o Ferroviário de Maputo por 70-40.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *