Início » NOTÍCIAS » LANÇADO NA BEIRA O OBSERVATÓRIO REGIONAL CENTRO SOBRE O FEMINICÍDIO

LANÇADO NA BEIRA O OBSERVATÓRIO REGIONAL CENTRO SOBRE O FEMINICÍDIO

O evento que decorreu entre os dias 4 e 5 de Abril na cidade da Beira, esteve inserido na realização do Fórum Regional Centro do Género, evento promovido pela Associação de Mulheres para a Promoção do Desenvolvimento Comunitário – AMPDC, e juntou mulheres provenientes das províncias da região central de Moçambique.

Na abertura do evento, a directora executiva da AMPDC, Angela Jorge, referiu que a iniciativa surge em resposta as recorrentes mortes de mulheres nesta região, e o mesmo tem o propósito de traçar estratégias para melhor responder os casos ligados ao feminicidio.

A Secretaria de Estado em Sofala, foi que procedeu a abertura do evento, duranta a qual felicitou o empenho das mulheres na organização daquele evento e na busca pela justiça social, esperando que o fórum traga mudanças em relação as questões levantadas, por isso recomenda acções concretas.

Por seu turno Quitéria Guirengane, activista social e secretaria executiva do observatório das mulheres, salientou que a deficiência na concertação do papel dos diferentes actores tem contribuído para a continuidade da ocorrência de casos de feminicidios no país, pois há falta de conscientização da sociedade sobre a violência.

A criação do observatório do feminicidio regional centro, resulta de movimentos de mulheres e feministas de Moçambique sobre o fenómeno da violência contra às mulheres que nos últimos tempos passou a ser reconhecido como problema social que necessita de politicas publicas e envolvimento de diferentes sectores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *