Início » NOTÍCIAS » Bispos católicos em Moçambique convidam os fiéis a colocarem-se no serviço ao próximo para pôr fim ao sofrimento da humanidade

Bispos católicos em Moçambique convidam os fiéis a colocarem-se no serviço ao próximo para pôr fim ao sofrimento da humanidade

Rogério Maduca – Beira, Moçambique

O Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, celebrado ontem (24/03) marca o início da Semana Santa, a Grande semana na vida dos cristãos. Em várias Dioceses de Moçambique, esta ocasião foi marcada pela procissão em diferentes artérias e celebração eucarística.

Na Arquidiocese da Beira, o arcebispo Dom Cláudio Dalla Zuanna, presidiu na Sé Catedral a missa do Domingo de Ramos, onde concelebraram o Bispo Auxiliar, Dom António Constantino e vários sacerdotes.

Em sua homilia, Dom Cláudio falou da entrega de Jesus na cruz, um testemunho do amor de Deus com a humanidade, como um exemplo a seguir para ter a libertação. Por isso convidou os fiéis a viver o caminho da reciprocidade, o serviço ao próximo, sem competição e nem violência.

Arcebispo da Beira

Presidindo a missa na Catedral de Tete, após uma caminhada cantando e elevando os ramos, Dom Diamantino Antunes, Bispo desta Diocese, descreveu o sofrimento que a humanidade vive actualmente, desde a guerra, a fome e a opressão. Diante disso, o Prelado apelou os fiéis a aprenderem com Jesus a renúncia, que com a sua entrega salvou o mundo, por isso é importante ofertar a nossa vida.

Dom Diamantino, Bispo de Tete (Fonte: Web – Diocese de Tete)

E na Diocese de Pemba, Dom Juliasse, buscou a figura da mulher descrita pela liturgia e que derramou o perfume do vaso de alabastro na cabeça de Jesus, como exemplo a seguir por ter oferecido algo de muito. Para o Bispo de Pemba a mulher ao oferecer a Jesus Cristo o seu perfume, oferece algo de muito valor, oferece toda a sua vida, o seu bem mais precioso, um sinal de adoração profunda. E é por isso que cada cristão deve derramar o seu vaso junto de Jesus, sublinhou o Bispo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *